quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Artrite Reumatóide

A artrite reumatóide é uma doen­ça crônica de caráter sistêmico e progressivo, que tem como principal manifestação a inflamação articular que causa dor. Dentre os sintomas, freqüentemente estão presentes  a rigidez articular, a perda da amplitude de movimento e a redução da força muscular . Tais condições se relacionam muito às dificuldades fun­cionais,
diminuição da mobilidade, à incapacidade para o trabalho, podendo afetar o estado emocional do paciente, tendo em vista que a execução das atividades de vida diária,  e até de lazer se tornam um martírio .
Na nossa concepção, a educação objetiva do paciente, com o aumento do conhecimento acerca da doença, caminha junto com o tratamento medicamentoso. O ensino de técnicas de proteção articular, de conservação de energia e sobre como alterar a rotina a fim de minimizar os decréscimos ou perdas funcionais que acompanham a AR, é fundamental para a reabilitação.
Nesse caso, a Terapia Ocupacional é de extrema importância, pois intervém favoravelmente, na capacida­de de realizar as atividades cotidianas com aplicação dessas técnicas, para pou­par as articulações de cargas lesivas e desnecessárias, reduzindo a tensão e  a dor
Para tanto, exercícios terapêuticos são utilizados com objetivo de restaurar, preservar e/ou aumentar a amplitude de movimento. É comum o uso da termo terapia no alívio da dor e da rigidez articular. A confecção de órteses visa dar suporte ou imobilizar a articulação afetada. A elaboração de adaptações, bem como a mudança física do ambiente no qual as atividades são desempenhadas, também fazem parte do programa de reabilitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário