quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Artrite Reumatóide Juvenil (ARJ)

Casamento feliz pode diminuir dores da artrite

Nesses casos, estado da saúde depende diretamente da qualidade da união, dizem pesquisadores

Artrite reumatóide (Comstock/Thinkstock)
A ciência já havia constatado que um casamento feliz pode reduzir os níveis de ansiedade, evitar a depressão e aumentar a sobrevida de pacientes com câncer. Agora, outra descoberta científica engrossa a lista de benefícios à saúde provenientes da união bem-sucedida. De acordo com pesquisadores da Johns Hopkins University, no Estados Unidos, o casamento emocionalmente equilibrado é também responsável por diminuir as dores causadas pela artrite reumatoide, uma inflamação nas articulações.
Segundo a pesquisa, publicada no periódico Journal of Pain, os pacientes que recebem apoio de seus parceiros apresentam mais mobilidade do que os solteiros ou as pessoas que vivem um relacionado instável. A equipe médica acredita que isso aconteça porque a estabilidade emocional pode ter influência direta sobre as sensações físicas de dor. "Nesses casos, o estado da saúde depende diretamente da qualidade do casamento. Contudo, não importa somente ser casado, se essa relação não for feliz", diz Jennifer Barsky Reese, médica líder do estudo.
Durante a pesquisa, foram avaliados 255 indivíduos com a doença, dos quais 144 afirmaram viver um casamento feliz – outros 44 estavam em relacionamentos problemáticos. As dores se mostraram mais amenas nos pacientes casados e felizes, mas os médicos não conseguiram determinar exatamente o quanto e por que essa situação pode ser benéfica. Eles ainda descobriram que aqueles pacientes que sentiam dores severas tinham mais tendência a terem problemas conjugais.
Diagnóstico - A artrite reumatoide é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico danifica as articulações, causando rigidez, dor e inchaço. As regiões mais atingidas são o punho, os dedos, os dedos do pé, o tornozelo e o joelho. Em casos severos, o paciente pode perder a mobilidade do membro.

Artrite Reumatóide

A artrite reumatóide é uma doen­ça crônica de caráter sistêmico e progressivo, que tem como principal manifestação a inflamação articular que causa dor. Dentre os sintomas, freqüentemente estão presentes  a rigidez articular, a perda da amplitude de movimento e a redução da força muscular . Tais condições se relacionam muito às dificuldades fun­cionais,
diminuição da mobilidade, à incapacidade para o trabalho, podendo afetar o estado emocional do paciente, tendo em vista que a execução das atividades de vida diária,  e até de lazer se tornam um martírio .
Na nossa concepção, a educação objetiva do paciente, com o aumento do conhecimento acerca da doença, caminha junto com o tratamento medicamentoso. O ensino de técnicas de proteção articular, de conservação de energia e sobre como alterar a rotina a fim de minimizar os decréscimos ou perdas funcionais que acompanham a AR, é fundamental para a reabilitação.
Nesse caso, a Terapia Ocupacional é de extrema importância, pois intervém favoravelmente, na capacida­de de realizar as atividades cotidianas com aplicação dessas técnicas, para pou­par as articulações de cargas lesivas e desnecessárias, reduzindo a tensão e  a dor
Para tanto, exercícios terapêuticos são utilizados com objetivo de restaurar, preservar e/ou aumentar a amplitude de movimento. É comum o uso da termo terapia no alívio da dor e da rigidez articular. A confecção de órteses visa dar suporte ou imobilizar a articulação afetada. A elaboração de adaptações, bem como a mudança física do ambiente no qual as atividades são desempenhadas, também fazem parte do programa de reabilitação.